Seja mais produtivo com essas 3 dicas – Dóris Baumer

Seja mais produtivo com essas 3 dicas

Desde os meus 15 anos eu trabalho por conta própria. Naquela época, em 2013, foi quando comecei meu trabalho como produtora de conteúdo. Combinava meus horários entre escola, produções textuais para o meu blog e a gravação de vídeos para o Youtube. Apesar da rotina ainda ser leve porque, afinal de contas, eu era uma adolescente, sempre levei tudo isso muito a sério. Esse era um tempo em que jamais, por hipótese alguma, deixava de postar algum vídeo. Eu era muito organizada! 

Claro – tudo cooperava para isso, já que minha maior obrigação fora o trabalho era tirar boas notas na escola. Não havia responsabilidades maiores, muito menos financeiras, envolvidas. 

Esse amadurecimento precoce em relação à trabalho foi de extrema importância para meu desenvolvimento, como ser humano, mas principalmente como profissional.

Quando entrei para a faculdade, em 2016, logo iniciei um estágio na área. Desse modo, acrescentei mais uma responsabilidade para a minha lista: agora já não era mais somente notas e trabalho, mas sim, notas, estágio, comprometimento financeiro e meu trabalho com o Youtube. Eu acordava todos os dias super cedo, gravava os meus vídeos e então ia para a faculdade. A tarde ficava no estágio e a noite editava os vídeos que havia gravado pela manhã. Era uma rotina intensa, mas que me acrescentou muito! 

Por que eu estou te contando tudo isso? Porque eu acho que é importante você entender o processo antes de buscar compreender o resultado. É a minha maneira de firmar os meus argumentos e lhe provar que sim, quando a gente quer, tudo se torna possível. Sério! A gente consegue até acrescentar mais horas no nosso dia. Pode acreditar!

O que eu quero te dizer é que: sempre foi uma questão de escolha. Eu nunca fui obrigada a fazer nenhuma dessas coisas (com exceção das boas notas na escola, né, mãe?!). E até hoje tudo é baseado nas minhas escolhas. Se sou organizada é porque trabalho duro para isso! 

Pensando nisso, nas pessoas que precisam aprimorar a sua rotina e desenvolver hábitos mais produtivos, separei 3 dicas importantíssimas para você acrescentar hoje na sua vida. Dá uma olhada:

1. Crie mais horas no seu dia

O que eu quero dizer com “crie mais horas”? Na verdade, o seu, o meu e o nosso dia possui 24h, mas o diferencial está no que cada um de nós faz com esse tempo. Pare para observar quanto tempo você gasta diariamente com coisas que talvez não façam sentido, como por exemplo, assistir vídeos de entretenimento no Youtube. Não me interprete mal. Não quero dizer que você não deva fazer isso, mas talvez precise adaptar a quantidade de tempo que desperdiça com esse tipo de atividade. 

Minha sugestão? Comece, aos poucos, a acordar 1h mais cedo todos os dias. Faça esse esforço. Se você costuma acordar as 8h, programe o relógio para as 7h e pule da cama! Acredite em mim: você não vai acreditar quantas coisas pode fazer a mais no seu dia somente com 1h de antecedência. Quando chegamos ao final da noite a sensação de poder é inevitável: fizemos tudo o que era para ser feito, se não mais. Isso é incrível. 

Outra possibilidade e que funciona muito para mim é aproveitar os momentos de lazer com mais lazer. Por exemplo: por que não aproveitar aquela 1h na esteira da academia para assistir aos vídeos que você quer no Youtube, ou atualizar os episódios da sua série favorita? Definitivamente isso faz mais sentido do que assisti-los durante o horário de trabalho ou descanso, né? 

2. Esvazie o seu cérebro

Ok. Eu entendo que essa colocação talvez pareça bem estranha. Mas peço que você entenda o que eu quero dizer com “esvazie o seu cérebro”: anote tudo. Uma mente preocupada não consegue trabalhar com excelência e isso é fato. Você nunca vai render 100% do que poderia ter rendido se estivesse mais tranquilo. 

A minha técnica para solucionar isto é simples: eu anoto tudo. Se estou trabalhando e surge qualquer assunto, qualquer ligação, e-mail, demanda para ser feita, imediatamente eu anoto este item na minha lista de afazeres. Nesse momento estou dizendo ao meu cérebro: não se preocupe, nós não vamos esquecer disso. 

E parece bobo, eu sei. Mas dá tão certo que hoje não sei mais viver sem anotar qualquer coisa que surja para fazer depois. 😛

3. Permita-se o ócio

Dóris, como assim? Esse não é um post sobre como ser mais produtivo e render mais? Como devo permitir o ócio na minha rotina? 

Funciona mais ou menos como a dica número 2. Quando você “esvazia” o cérebro fica mais fácil focar nas coisas certas e realmente importantes, deixando de lado as preocupações passageiras e também desnecessárias. 

Se até Deus, sendo Deus, descansou ao sétimo dia, como poderíamos nós não permitirmos o próprio descanso?

Talvez você não entenda o porquê dessa dica e como ela pode ajudar na produtividade. Mas a verdade é que está tudo relacionado: se você não dormir o suficiente, não conseguirá acordar mais cedo, tampouco terá tempo para resolver todas as pendências diárias, fazendo com que a lista seja mais um motivo de frustração e não de auxílio. Entende?

Portanto, seja sábio e saiba qual é o momento de parar. Quando criamos uma rotina, por menos engessada que seja, fica muito, muito, muito mais fácil sermos pessoas mais produtivas. 

Ah, aproveita e me conta nos comentários se você tem alguma dica que eu não mencionei neste post. 

Nos falamos em breve! 

Comentarios

  • Ellen Schmidt17 de dezembro de 2018

    Dóris, parabéns pelo teu trabalho e muito obrigada por passar sempre dicas maravilhosas para que consigamos ter sucesso também. Que Deus te abençoe cada dia mais!! Bjs

  • Noemy Pantoja5 de outubro de 2018

    Ótimas dicas, e ver como tudo faz sentido na tua vida, dá um ânimo pra começar a ser mais produtivo! 
    De sua seguidora! 

Perfil

Dóris Baumer

Me chamo Dóris Baumer, tenho 20 anos e atualmente possuo 3 empresas totalmente consolidadas através do marketing digital. Nas minhas redes sociais abordo assuntos como empreendedorismo, produtividade, organização pessoal e lifestyle.

Caixa postal 43CEP 93301-970 Novo Hamburgo, RS
siga @ddbaumer